Já ouviu falar sobre agulhamento mamário?
- Bianca Ceratti Zardo
- 15 de out. de 2021
- 1 min de leitura
O agulhamento é um procedimento de marcação que antecede a cirurgia na mama. Quando o nódulo identificado não é palpável, recomenda-se a realização do agulhamento para que não seja feita a remoção de tecidos além do tumor, demarcando o local exato que deverá ser retirado.
Existem duas formas de agulhamento:
1️⃣ O método mais comum é com a utilização de um fio metálico que será posicionado no local da lesão com o auxílio de um aparelho de imagem. O mastologista se guia pelo fio para a remoção.
2️⃣ A segunda forma é com roll, um método utilizado para casos mais delicados em que a marcação é feita com a inserção de um líquido (radiofármaco). O mastologista guia-se por uma sonda para a remoção.
É necessário tomar alguns cuidados após a realização: os braços devem permanecer em repouso pois como se trata de uma marcação, o fio ficará preso junto a mama até que seja realizada a cirurgia e, também, não deve ser tomado banho pois o curativo não pode ser molhado 🚿
O procedimento deve ser feito no máximo 24 horas antes do procedimento cirúrgico e é realizado sob anestesia local, por conta disso, costuma ser indolor! É importante lembrar que nem todas as pessoas necessitam dessa marcação, a indicação será feita em casos específicos.
Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários 😉
Assim que passa o efeito da anestesia, dói sim. Pessoas têm limiares diferentes de dor, então é complicado afirmar que é indolor.